top of page
Buscar
  • Foto do escritor#setoque

Cuidados Paliativos


https://images.app.goo.gl/hEFpuSmbJBPzFVtn6

A Organização mundial da saúde (OMS) definiu em 1990 que: “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”

Inclui aos cuidados paliativos as informações necessárias para o entendimento e manejo de complicações e sintomas estressantes tanto relacionados a evolução da doença como ao tratamento. Os cuidados paliativos devem sem parte ativa do tratamento, principalmente nos pacientes que tem um câncer avançado, em que radioterapia e tratamento cirúrgicos são essenciais em alguns casos para controlar os sintomas. Nos cuidados paliativos, deve ser abordado os sintomas físicos, emocionais e psicológicos do paciente em estado terminal e todas as condutas deve respeitar os limites do próprio paciente.

No câncer de mama os princípios gerais que guiam os cuidados paliativos são:

- Fornecer alívio para dor e outros sintomas estressantes como astenia, anorexia, dispneias e outras emergências oncológicas.

- Reafirmar vida e morte como processos naturais.

- Integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente.

- Não apressar ou adiar a morte.

- Oferecer um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente, em seu próprio ambiente.

- Oferecer um sistema de suporte para ajudar os pacientes a viverem o mais ativamente possível até sua morte.

- Usar uma abordagem interdisciplinar para acessar necessidades clínicas e psicossociais dos pacientes e suas famílias, incluindo aconselhamento e suporte ao luto.

Embora o tratamento para o câncer seja interrompido quando se iniciam os cuidados paliativos, a família e o paciente tem que entender que os cuidados paliativos vão melhorar a qualidade de vida e aliviar os sintomas que continuam.


Para maiores informações acesse:

WORLD HEALTH ORGANIZATION. National cancer control programmes: policies and managerial guidelines. 2.ed. Geneva: WHO, 2002.<https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/acoes-de-controle/cuidados-paliativos>

http://www.oncoguia.org.br/mobile/conteudo/cuidados-paliativos/6253/826/

https://www.femama.org.br/2018/br/noticia/cuidados-paliativos-tratamento-multidisciplinar-busca-melhor-qualidade-de-vida-de-pacientes-com-cancer-de-mama?t=1561005075

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page