top of page
Buscar
  • Foto do escritor#setoque

Relato de Caso: Paula Borba, 53 anos


Com 47 anos fui diagnosticada com câncer de mama. Já fazia controle com mamografia o que foi muito positivo para a rapidez do diagnóstico. Ninguém recebe uma notícia dessa e fica indiferente, o susto foi grande. Após ter passado o impacto da notícia, foi o momento de reconstruir meus pensamentos. Optei por não pesquisar nada na internet, achei que dessa forma não ficaria sugestionada a nenhum resultado ou efeito do tratamento. Nossa mente é difícil e tem a tendência de fixar o negativo.

Resolvi tentar ter uma postura mental diferente, praticar um exercício diário de apenas viver o dia, sem nenhuma projeção futura. Um dia de cada vez. Precisei fazer mastectomia, esvaziamento axilar, quimioterapia, radioterapia e hoje ainda faço uso de hormonioterapia, ou seja pacote completo. Passei por todos os processos com muito equilíbrio, tive sempre o apoio e carinho da família e de amigos, que nessas horas fizeram à diferença.Acredito que tudo na vida tem uma razão de ser, embora as vezes não compreendemos. No processo da doença, procurei aceitar sem questionar, pensando sempre que tudo seria como deveria ser, e que tudo estava certo. Dessa forma consegui focar toda minha energia para enfrentar, lutar, superar e recuperar.

O tratamento foi longo, difícil, mas não impossível. Sou grata a toda equipe médica e da enfermagem que me trataram com muito carinho e eficiência. Acreditar em algo maior, vivenciar a espiritualidade, para mim foi muito importante. A possibilidade da morte, sentir essa vulnerabilidade na pele, só me relembraram o quão importante é viver e como simples é a vida.

14 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


#setoque
#setoque
Nov 24, 2019

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Like
bottom of page