top of page
Buscar
  • Foto do escritor#setoque

Relato de Caso: Um sonho de ser mãe pela segunda vez e um câncer!!

Atualizado: 24 de nov. de 2019



Eu me chamo Jakeane Coutinho Teixeira, sou casada a 16 anos e tenho um filho de 7 anos e sou de Caxias-MA.

Tudo começou em 25 de setembro de 2017, aos 35 anos de idade, em casa , pós banho, fazendo meu auto exame, ao me tocar percebi que ali tinha algo errado, bem na parte debaixo da mama esquerda onde era possível sentir somente deitada e não de pé, ao fazer movimentos ao redor da mama senti aquela bolinha, na hora jamais passou pela minha cabeça pudesse ser algo sério, mostrei para meu marido e ele também sentiu e aquela noite continuou, dormi tranquilamente e no dia seguinte logo cedo fui em busca de um médico. Tomei as providencias necessárias rapidamente e no dia 30 de setembro de 2017 fiz minha primeira ultrassom. Aquele momento foi tenso, percebi na cara do médico que havia algo errado, ao me vestir ele disse: deixa eu repetir esse exame!! O exame foi repetido e de imediato ele falou, aguarde que já lhe entrego seu laudo e faça uma mamografia e um biopsia rapidamente pois você tem uma suspeita de câncer (Bi-rads 4 C). Gente, mais o que é Bi-rads? Nunca ouvi falar nesse nome.... A única coisa que eu esperava aquele ano era uma gravidez no qual eu estava tentando desde inicio daquele ano. Logo na sequencia procurei um Mastologista em Teresina -PI, levei a ultra e no mesmo dia fiz a mamografia e na sequencia a biopsia que sairia o resultado uma semana depois... Nessa semana de aguardo da biopsia meu corpo foi mudando e quer saber , eu não acreditava que aquela mulher que todos adoravam, que falavam que era a pessoa que mais transmitia alegria por onde passava, que tinha a melhor relação do mundo com todas as pessoas que convivia, pudesse ter um câncer, com as mudanças que senti no corpo, 3 dias antes do atraso menstrual resolvi fazer um teste de gravidez e lá estava um super- mega- positivo. Claro que gritei para o mundo "Estou grávida" e imediatamente a felicidade tomou conta de mim, contei para meu filho e para a família toda e para mim era óbvio, não era câncer, o homônimo gestacional evoluiu minhas glândulas mamarias , é só isso....

Três dias após recebi a biopsia e nem abri , peguei e já entrei direto para sala do médico e super contente, meu esposo ao meu lado, Dr vou logo lhe avisar, estou gravida...Parabéns, um filho é uma bênção.... Ele abriu aquela biopsia lá tinha(CARCINOMA DUCTAL INFILTRANTE, GRAU II) me olhou e eu posso nesse momento ouvi aquelas palavras que ele falou: Agora temos um caso sério, você tem uma câncer de evolução rápida, onde esperar 9 meses para tratar é muito tempo, você entrará em metástase, como não sou obstetra você procure um, interrompa essa gravidez , volte aqui que eu vou tirar sua mama, fazer quimioterapia e rádio....(Sim, ele usou exatamente essas palavras).... Com aquela biopsia voltei para casa e aqueles 70 km foram os mais longos da minha vida, chorei muito me questionando: porque Deus? Eu só pedi um filho , porque isso ta acontecendo comigo? Quando acordei no dia seguinte a única coisa que pensei foi: Deus não esta sendo injusto comigo, ele me deu e eu vou e frente, mais tirar meu filho não tiro... Eu estava disposta a arcar com as consequências e meu marido me apoiava na decisão que eu tomasse.

Programei 10 dias de férias para o Sul, iria levar meu filho para vê os avós paternos e enquanto não chegava 23 de outubro que era a data da viagem trabalhei normalmente e dia 16 de outubro/17 fui hospitalizada com principio de aborto, onde o médico (Obstetra) que me recebeu foi muito teórico ao contrario daquele mastologista que foi pratico ao extremo, me disse você teve um principio de aborto e está com a gestação localizada na boca de saída, ou terá em breve um aborto espontâneo ou seguirá com uma gestação de risco, procure uma ajuda profissional, será importante para você ... Ele não me convenceu a fazer o aborto , porém, me explicou com muito clareza todo o processo que viria pela frente... Logo no dia 20 de outubro fui até a maternidade da minha cidade acompanhada de uma enfermeira amiga de uma amiga que amparou minha causa e pediu que eu desse uma chance para ela me levar e conversar com a assistência social sobre meu caso, fui e ao conversar com várias pessoas tive um forte sangramento e ali mesmo fui hospitalizada para fazer a curetagem, pois tive um aborto espontâneo, tive alta na sexta ... Eu estava triste sim, muito, não pelo câncer, pensava a doença eu trato , mais meu filho não queria perder-lo, porém, passei a entender que Deus me deu aquele filho só para me mostrar o que estava de ruim dentro de mim, então foi a forma que ele encontrou de me avisar rapidamente, pois o hormônio gestacional fez com que o nódulo evoluísse rapidamente e a partir dali passei a pedir, Deus me dar força e coragem para seguir, não me deixa morrer porque preciso criar meu filho que só tinha 7 anos e isso me fortaleceu dia após dia.

dia 23 de outubro de 2017 fui para Sul decidida a buscar outra avaliação, e chegando lá a família do meu esposo já havia dado entrado em todo o processo e do dia seguinte 24 de outubro de 2017 minha vida mudou... Fui da primeira consulta no Hospital Ceonc, em Cascavel -PR, onde fui atendida por um anjo chamado Fabio Henrique Araújo no qual quando eu entrei na sala ele já estava em posse de todos meus exames, Medico Oncologista, Mastologista, Cirurgião....escutou todos os detalhes de tudo que passei e disse: Tirar sua mama, não! Você é jovem, linda, vamos trabalhar a preservação dessa mama, iniciaremos agora seu tratamento, hoje você fará sua primeira quimioterapia vermelha, sei que ela é tão forte quanto você, após fazer 4 ciclos iremos avaliar se houve redução desse nódulo, acontecendo dessa forma não será necessário retirar a mama, e sim, a retirada do quadrante... e esse cabelo enorme daqui a quinze dias cairá todo, mais não se preocupe, cabelo nasce e quando nascer será mais lindo... Sobre cabelo, era o que mais amava em mim, aqueles longos cachos que viviam soltos..... Ali eu estava acompanhada do meu esposo e de minha cunhada e os olhos deles mostravam mais medo do que os meus e minha cunhada falou, você não precisa fazer hoje, se quiser ir para casa pensar, depois voltarmos... Olhei para eles e diante de tudo que eu já havia visto naquele grande Centro Oncológico em poucas horas que eu estava ali, falei: Sabe quando você acha que esta no fundo do poço, agora eu tenho a certeza que eu não estou dentro e sim na beirada de fora e cabe a mim pular dentro dele ou me afastar e ali eu decidi que queria viver, pelo meu filho , pela minha família e por todas aquelas pessoas que acreditavam em mim.

Seguimos o protocolo de 4 quimioterapias vermelhas e duas brancas, o nódulo reduziu, marcamos a cirurgia para fevereiro/18 ( a cirurgia foi um sucesso) a mama foi preservada feito somente quadrantectomia, na sequencia mais 2 ciclos de quimioterapia sendo ciclos duplos, cada ciclo com 1 vermelha e 1 branca e após o termino 30 radioterapias.

A parte mais difícil no tratamento que tive que enfrentar foi optar por ficar lá no Sul, pois minha residência e trabalho eram no Maranhão. Meu esposo ficou 10 dias comigo e voltou para nossa cidade para dar entrada na licença para me acompanhar, pois o mesmo é funcionário público, licença essa que foi publicada em janeiro/18 e eu imediatamente me afastei pela previdência social , tivemos que ficar durante 2 meses separados e meu filho desde o primeiro momento ficou comigo, sempre me acompanhou em tudo, era conhecido até no hospital, ele é uma criança muito inteligente e apesar de pequeno entendeu que a mãe tinha uma doença mais que iria ficar bem, ele falava minha mãe não é doente ela trata um câncer de mama. Com 15 dias de fato meu cabelo caiu, 70% dele, ai tive que cortar no 2 e meu filho estava ao meu lado e eu chorava muito e todos que estavam ali ao meu redor choravam juntos e ele disse, mãe você esta parecendo um menino de brincos, meu pai não vai mais gostar de você ... todos riram e aquele clima mudou, uma semana após devido a frequente queda por questão até de higiene mandei raspar a cabeça e ao me olhar no espelho entendi que aquilo era só uma fase difícil, que uma hora iria passar, no fundo só tinha medo que meu marido me rejeitasse porque ele não tava ali vendo o processo com seus próprios olhos. Mas, apesar da insegurança resolvi me encarar e encarei as redes sócias , encarei o mundo que havia ali na minha frente e jamais deixei que as pessoas sentissem pena de mim , ou que ao menos me tratassem assim, com pena, fiz todos ao meu redor entenderem que eu tava viva e bem e segui careca, alegre , feliz , me divertia, ia a restaurantes , até festas , abusava de lenços e as vezes sai até sem nada na cabeça, me maquiava e me arrumava e as pessoas entediam que a beleza estava dentro de mim e não naquele cabelo comprido que eu tinha.

Em janeiro/2018 eu e meu marido nos reencontramos, ele sempre me tratou normalmente , aquela insegurança passou, alugamos uma casa para nós no Sul onde ficaríamos até o final do tratamento. Tive um apoio muito grande da minha família e dos meus amigos e dos novos amigos que fiz e da nova família que construí, conheci e acompanhei diversos casos, vários tipos de cânceres , pessoas com depressão onde pude ajudar , pessoas que infelizmente eu perdi ali , pude entender o intimo de cada um que tive a oportunidade de conviver e de alguma forma está ali me fazia feliz pois eu tinha a oportunidade de levar um pouco de alegria para algumas pessoas que estavam lá.

Em agosto/2018 após seguir todo o protocolo de tratamento veio a noticia: Você está curada , nossa, só quem passa para ter noção da emoção que é ouvir essa frase, eu vi dirigindo 230 km da Cidade que eu me tratava para a Cidade no qual eu estava residindo, eu gritava , eu chorava , eu agradecia a Deus, esses foram os 230 km percorrido mais felizes da minha vida... Logo nesse mês de agosto tive alta e fui liberada para voltar para casa e seguindo o novo protocolo que já fazia desde abril/18 que era a quimioterapia oral com uso de Tamoxifeno por 5 anos . Retornei para minha Cidade , nossas vidas voltaram ao normal , assumi minha função no trabalho, comecei o acompanhamento pós tratamento em Teresina -PI com outros maravilhosos médicos e desde julho/18 comecei a fazer atividade física e acompanhamento Nutricional e apesar de não acreditar que um dia ainda seria capaz eu pedia muito para Deus que se fosse da vontade dele que me permitisse ser mãe pela segunda vez, porque a própria medicina não me proporcionava esse sonho por fazer uso de Tamoxifeno e ter me proporcionado quase uma menopausa precoce por já esta tomando a medicação a 1 ano e 2 meses e não mais ciclo menstrual e por um milagre de Deus em junho deste ano descobri uma gravidez, onde hoje estou no 7º mês de gestação(30 semanas) no qual está evoluindo perfeitamente bem ao contrario do que a medicina aponta, pois o uso do Tamoxifeno pode ser um grande causador de má formação fetal, por conta da gestação o tamoxifeno foi interrompido e apesar de hoje eu está sem proteção, estamos acompanhado os hormônios mensalmente para avaliar se há alguma evolução de um novo câncer, pois como tive um câncer de evolução hormonal: 100% receptor positivo de progesterona existe sim uma possibilidade de recidiva na gestação e amamentação, porém, a gestação até aqui segue perfeitamente bem, os hormônios também, já foi decido por uma prevenção medica que não devo amamentar para que eu volte de imediato para o uso do Tamoxifeno e a felicidade transborda no peito de tanta alegria e amor.

Jakeane sempre foi uma pessoa alegre, uma estudante de Administração que sempre trabalhou na área financeira e ama Psicologia, sempre fui muito ouvinte e automaticamente sempre fui muito de aconselhar. Porém, Jakeane era um bomba relógio a ponto de explodir, porque tinha que dar conta de tudo ao mesmo tempo, queria ser a melhor profissional, a melhor esposa, a melhor mãe, a melhor dona de casa, etc..... e sofria muito por as vezes deixar a desejar em algumas coisas, o dia para mim era necessário ter 48 horas e não 24 horas, para que eu pudesse dar conta te tudo... o câncer foi meu freio , me mostrou que tudo tem seu tempo, que nem tudo acontece como a gente planeja , que os nossos planos as vezes são diferentes dos planos de Deus, que o dia é para ser ser vivido cada um na sua vez e que a fé é o que temos de mais importante para carregar dentro de nós e olha que ainda sou elétrica rsrsrsrsrsrs algumas pessoas falam que sou ligada no 320 volts...

Acredito que a decisão de fazer o tratamento fora do meu espaço real foi importante porque me fez enxergar que não saí do Maranhão para me entregar no Sul, que as pessoas, a família, os amigos que deixei aqui acreditavam e me tinha como exemplo, que o meu filho tinha muita confiança ma mãe dele e precisava dela viva e eu precisava voltar bem porque eu queria minha vida de volta.

Hoje o que tenho a dizer para quem passa , já passou , está passando ou acompanha alguém que enfrenta essa luta, fique atenta ao seu corpo, ele por si só fala, mais a gente não dar atenção. O câncer é silencioso e quando é descoberto na fase inicial tem uma grande chance de cura, procure o medico, seja curioso, achar que está bem, nem sempre quer dizer que lá dentro está tudo bem. A vida me ensinou que quando a gente não tem tempo para cuidar da saúde, uma hora terá para cuidar da doença....O câncer ta ai, é a doença do século, não escolhe cara e nem cor. E se você receber um diagnostico olhe para frente e veja que você ainda tem muito para viver, que as tempestades elas passam , tenha fé, acredite em você, se encare , se olhe no espelho e entenda que os médicos estão ali para te curar, mais que você precisa contribuir para isso. Fácil não é e nunca será, mais acredite que você é capaz, sempre acreditei que Deus te ajuda, mas, você tem que fazer por onde, não adianta pedir para ele te curar se você não se esforça para melhorar... Acredite em você, cabelo nasce, cresce, o meu hoje é muito mais bonito , muito diferente do que era, durante anos tive cabelo comprido e hoje me acho um charme de cabelo curto, me sinto mais jovem, mais bonita e mais mulher... Acredite na sua cura porque a fé move montanhas.

5 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario


#setoque
#setoque
24 nov 2019

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Me gusta
bottom of page